sexta-feira, 9 de novembro de 2007

De Olho na Cultura na Ação Griô


O De Olho na Cultura faz parte da Ação Griô Nacional, orientada pelo Pontão de Cultura Grãos de Luz e Griôs, de Lençóis na Bahia, viabilizada pelo Programa Nacional Cultura Viva do Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto de Ação Griô é denominado Pés No Chão e desenvolve-se com a participação do Mestre Tio Neno (poeta e contador de histórias), do Mestre Seu Gilberto (Mestre em Direitos Humanos) e o Griô Agostinho Prudêncio (Griô em Publicidade e Direitos Humanos). A Ação Griô de Alvorada tem como Griô Aprendiz e Coordenador Pedagógico, Vanderlei de Paula, músico, ator e morador da cidade. A atividade Pedagógica ocorre dentro de duas escolas estaduais e uma escola municipal: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio CAIC Mário Quintana, com uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio CAIC Campos Verdes, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Normélio Pereira de Barcellos, com uma turma de quarta série. Os encontros com cada turma ocorrem semanalmente, dentro de "disciplinas" de história, inglês, português e curriculo. Já temos educadores que são nossas âncoras de socialização de vivências com os alunos, como Eloenes de história, Ione Muller, de artes e a professora Neuzinha dos nossos aluninhos pequenos. O ponto, através dessa ação provoca uma discussão e uma troca que se propaga de maneira concreta e presencial dos Griôs junto ao corpo de Professores e Alunos de nossas escolas Parceiras.

A AÇÃO GRIÔ PROVÉM DE UMA PEDAGOGIA GRIÔ, RELATADA NO LIVRO Pedagogia Griô A invenção da Roda da Vida, de Lilian Pacheco que é educadora e COORDENADORA DA AÇÃO GRIÔ NACIONAL.
O EDITAL FOI ABERTO E O PONTO DE OLHO NA CULTURA APROVOU UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE VEM SENDO EXECUTADA COM O OBJETIVO DE COLABORAR COM O MOVIMENTO DA AÇÃO GRIÔ NACIONAL, NO SENTIDO DE TERMOS PROPOSTAS DE REDIMENSIONAMENTO DAS QUESTÕES QUE SE DIRIGEM A VALORIZAÇÃO DA ANCESTRALIDADE E IDENTIDADE LOCAL DE ESTUDANTES BRASILEIROS, A PARTIR DO RESPALDO QUE DAMOS AO VALOR HUMANO E À CULTURA VIVA QUE SÃO OS DIVERSOS GRIÔS E MESTRES DA CULTURA DO POVO BRASILEIRO. Cada Região da Ação Griô Nacional está registrando suas ações e viabilizando relações com os meios de EDUCAÇÃO formal, informal, JUNTAMENTE COM A PROVOCAÇÃO DE PROPOSTAS DE ECONOMIA COMUNITÁRIA para que possamos trazer para dentro dos bancos escolares MAIS UM POUCO DE AMOR E VIDA, como meio de motivar e ressignificar a relação DACONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO, incluindo os VALORES DE ENRAIZAMENTO CULTURAL, que vêm da SABEDORIA DOS GRIÔS EM SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA.

Nenhum comentário: